foto
Dicas Top da semana vida saudável

Suplementos, será que posso usar?

Hoje em dia existe uma gama grande de suplementos que acaba  dificultando nossa escolha. Ficamos perdidos no que realmente é necessário e nem sempre sabemos a utilidade de cada um.

Ano passado senti a necessidade de procurar uma nutricionista na área esportiva para poder fazer o uso da suplementação de forma correta. Treinava e sentia um grande cansaço físico. Não sou atleta, treino para manter uma rotina saudável e tonificar a musculatura, nada exagerado.

A minha nutricionista Dra. Denise Real, de Bauru, me indicou três tipos de suplementos: bcaa, glutamina e whey protein isolado

Por isso vou me ater nos três que me foram prescritos,  não entrando no mérito da indicação profissional.

O BCAA é um  composto de aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina. São aminoácidos necessários em nossa dieta, mas nosso corpo não os produz,  afinal são aminoácidos de cadeia ramificada.  São utilizados para quem pratica musculação, mas pessoas com doenças cerebrais, câncer, idosos também fazem uso. Melhora o desempenho do exercício ajudando inclusive para que não haja o rompimento das fibras musculares. Atenua  o cansaço durante e após o treino,  tendo até efeito sobre a concentração. Ele contribui para o ganho muscular, indiretamente ajudando a emagrecer pois é sabido que a falta de aminoácidos no nosso organismo atrapalha a queima de gordura.

A Glutamina está classificada como aminoácido não-essencial, aquele que nosso corpo produz. Sua função é  variada: constitui fonte de energia para nosso sistema imunológico, ajuda na síntese de proteínas, contribui na funcionalidade de órgãos vitais como fígado, pulmões, rim, coração e intestino. Remove o excesso de amônia e nitrogênio do corpo. Também é indicada no tratamento de pacientes com câncer e HIV, exatamente pelo fato de beneficiar o sistema imune.

Existem vários estudos a respeito da glutamina que induzem o raciocínio que,  se  utilizada em pequena dose oral, induz uma elevação do nível de hormônio do crescimento, estímulo  da produção de neurotransmissores que reduzem problemas no sistema nervoso causados pelo alcoolismo e contribui no aumento de força e resistência ajudando na recuperação muscular. Auxilia na preservação, renovação e consequentemente no ganho de massa muscular pois aumenta a síntese de proteínas no músculo.

Whey protein isolado é um suplemento obtido a partir do soro do leite, com  grande concentração de proteína e ausência de carboidratos.

Ele é processado de maneira que a lactose e a gordura sejam extraídos e eliminados da sua formação, permitindo que os intolerantes a lactose possam consumir proteína de grande valor biológico sem ter os desconfortos gastrointestinais.

O whey isolado é de absorção rápida e ótimo para a definição muscular, reduz taxas de gordura corporal, nutri as células musculares que são lesadas durante os exercícios físicos ajudando no ganho de massa magra. Ajuda na saciedade, mantendo a fome longe por mais tempo.

Dentre seus benefícios temos: diminuição dos níveis de LDL(colesterol ruim), estímulo na produção de glutationa (poderoso antioxidante), melhora a sensibilidade à insulina, fortalece o sistema imunológico, estimula a queima de gordura e aumenta a síntese de proteínas.

Pesquisas sugerem que o whey protein também previne alguns tipos de câncer, principalmente os de mama.

Melhor horário para tomar o whey é logo após os exercícios físicos, com água ou com suco de frutas ou em outras horas do dia em que haja necessidade de complementação de proteínas.

Claro que tudo isso em excesso pode ser prejudicial para a saúde, por isso aconselho que busquem um acompanhamento profissional para fazerem o uso correto desses suplementos.

Por experiência própria notei uma grande melhora no meu organismo em relação a fadiga muscular, dores no corpo após e durante os  exercícios físicos, tônus muscular e a troca de massa gorda por massa magra. Tudo aliado a uma rotina de exercícios e também uma dieta balanceada.

Fontes de consulta:www.dicasdetreino.com.br, emagrecersemdieta.com.br, treinomestre.com.br, mundoboaforma.com.br

 

 

Escrever comentário

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com